domingo, 4 de novembro de 2012

ESTÉTICA DO ESPETÁCULO


       
    Afinada com a filosofia do Grupo Trapos e Cia., a Estética da Encenação do Espetáculo Auto da Barca do Inferno põe em cena a comicidade, a sátira social e o teatro popular. A composição da escritura  cênica  esta fundamentada em estudos das várias tendências da linguagem teatral. A saber: 

  • modelo de ação do Auto gil vicentino e sua estrutura (exposição da personagem- conflito e desenlance, figuras de estilo - ironia e eufemismo, processo cômico - de linguagem, de situação, de caráter);
  •  O Humor Satírico,  Elementos, Expressões Rimadas e Signos do Teatro Popular (contida nos autos medievais e na literatura de cordel);
  • Oralidade, a XilogravuraFormas e Ritmos  da Cultura Popular
  • A Imagem Caricatural da Realidade Vivida
  • A Comédia, o Ator Cômico e a Função Social da Comédia
  • Teatro de Formas Animadas Áudio Visual (desenho animado, imagens digitais e gráficas); 
  • Arte Artesanal e Arte Sustentável, introduzindo o conceito de sustentabilidade; 
  •   Dinâmica do Sistema Brechtiano ( gestus social, contextualização histórica, temática política, caráter didático, estimulo a postura reflexiva do espectador, historicização); 
  • Método Stanislavskaino (análise ativa do texto e estudos de ações físicas).

FIGURINOS

A coletânea iconográfica varia a composição dos Figurinos em estilos, tipos: clássicos, modernos, religiosos, populares e alegóricos. Apesar da diversidade na caracterização procurou-se a criação de um conjunto de roupas com familiaridade entre si, inspirada em um todo coerente com a proposta estética do espetáculo, que busca a associação entre o figurino do período quinhentista português (figurino do Diabo) e figurinos de tipos sociais contemporâneos (clássicos, modernos e populares).   




A composição das cores e das formas dos figurinos privilegia a abordagem popular, como símbolos cênicos que valorizam a comicidade e as manifestações populares da nossa cultura, as características, o perfil, os comportamentos e a personalidade de cada personagem.



 Os adereços também são trabalhados segundo esse contexto, bem como, pela indicação do texto e das cenas referentes. 




Concepção: Cecé Maheus, Edy Ribeiro e  Solange Simões

  • CENÁRIO
       
 Um cais de um porto imaginário com dois barcos  ancorados (Barca do Inferno e Barca do Céu).  

Concepção Cenográfica  


 A cenografia consiste na inserção da escultura tridimesional, do cenário artesanal e do uso das novas tecnologias. A ideia  é valorizar o conceito cênico com a experimentação de técnicas tradicionais, da arte artesanal e do teatro de animação audio visual, com a utilização das novas tecnologias para criar temporalidade, ambientação, expressão paralela ao cinema, a televisão e a web, como  para projeção de imagens visuais pictóricas, fotográficas e digitais. 

  • VÍDEO / ANIMAÇÃO CENOGRÁFICA


Criação Vídeomaker: Evando César (Cesinha)



  • Imagem Pictórica - obra "Cenas Urbanas" de autoria Cecé Matheus aparace no vídeo no momento que entra em cena a personagem Comerciante que morreu devido a violência urbana. 

Descritivo Cenográfico 


Dois barcos com identidade, elementos simbólicos e referenciais peculiares dos personagens condutores.

(Diabo)

(Anjo )


Concepção do Cenário e Adereços: Edy Ribeiro
Cenotécnico: Felipe Cripiani  


MATERIAL UTILIZADO PARA PRODUÇÃO: Ambos os barcos foram confeccionados com caixotes de madeira, paletes, compensados e melaton. Compostos pelos elementos cênicos: velas, mastros, timão, brasão, âncora, rampa de acesso, trono. 





  • Trilha Sonora 

Elaborada por David Tourinho e Márcio Sá, a trilha sonora mostra a diversidade e a pluralidade artística - estética do nosso patrimônio cultural, o processo de formação e a influência do mesmo. É composta por músicas selecionadas da MPB, folclóricas, instrumentais, regionais nordestinas e baianas, medievais da península ibérica e música angolana – estilo house africano (kuduro).  A sonoplastia também apresenta efeitos sonoros específicos para ilustrar e tornar mais evidentes imagens, sensações, emoções e a comicidade das cenas referentes. 

  • Composição do Xaxado da Fanática: Ângela Daltro
  • Colaboradores na pesquisa da trilha sonora: Lazaro Machado e Solange Simões




       Luz 

    Com concepção de Miro Nascimento mostra a plasticidade visual que ilustra o teatro popular, valorizando o significado poético, a comunicação, como transmite informações  da encenação e da cenografia. Por meio das cores, volume e formas a luz contribui para delinear intervenções do conjunto do aparato cênico, da ambientação, das emoções, das atitudes das personagens e dos conflitos existentes.   



    CONCEITO DE SUSTANTABILIDADE


    A escolha do Cenário Artesanal tem por objetivo criar uma obra artística  associada ao conceito Sustentabilidade. A finalidade do projeto, além do empreendimento relacionado ao princípio ecológico e a preservação ambiental, também tem como meta promover uma discussão com diversos níveis de públicos sobre a poluição urbana e o conceito de Sustentabilidade (do ponto de vista Social, Energético, Econômico, Ambiental),  dando ênfase a capacidade do ser humano interagir com o mundo, preservando o Meio Ambiente  sem comprometer os Recursos Naturais. A condução do debate procurará dialogar acerca do empreendimento humano tendo em vista:
    • ecologicamente correto
    • economicamente viável
    • socialmente justo
    • culturalmente diverso









    2 comentários:

    1. Muito show!!! Vencer é consequência de muito esforço, dedicação, competência e luta, uma qualidade presente em cada um de vocês.
      Que merecem o diploma O Oscar. Adooooro todos. Beijos.

      ResponderExcluir
    2. A dedicação e a competência tem endereço certo: o sucesso.
      Estou aguardando a próxima temporada, pois tenho certeza que terei diversão da melhor qualidade.
      Um grande abraço a toda companhia e um especial a Solange Simões (Soca).

      ResponderExcluir