Afinada com a filosofia do Grupo Trapos e Cia., a Estética da Encenação do Espetáculo Auto da Barca do Inferno põe em cena a comicidade, a sátira social e o teatro popular. A composição da escritura cênica esta fundamentada em estudos das várias tendências da linguagem teatral. A saber:
- O modelo de ação do Auto gil vicentino e sua estrutura (exposição da personagem- conflito e desenlance, figuras de estilo - ironia e eufemismo, processo cômico - de linguagem, de situação, de caráter);
- O Humor Satírico, Elementos, Expressões Rimadas e Signos do Teatro Popular (contida nos autos medievais e na literatura de cordel);
- A Oralidade, a Xilogravura, Formas e Ritmos da Cultura Popular;
- A Imagem Caricatural da Realidade Vivida;
- A Comédia, o Ator Cômico e a Função Social da Comédia;
- O Teatro de Formas Animadas Áudio Visual (desenho animado, imagens digitais e gráficas);
- A Arte Artesanal e Arte Sustentável, introduzindo o conceito de sustentabilidade;
- Dinâmica do Sistema Brechtiano ( gestus social, contextualização histórica, temática política, caráter didático, estimulo a postura reflexiva do espectador, historicização);
- Método Stanislavskaino (análise ativa do texto e estudos de ações físicas).
FIGURINOS
A coletânea iconográfica varia a composição dos Figurinos em estilos,
tipos: clássicos, modernos, religiosos, populares e alegóricos. Apesar da
diversidade na caracterização procurou-se a criação de um conjunto de roupas
com familiaridade entre si, inspirada em um todo coerente com a proposta
estética do espetáculo, que busca a associação entre o figurino do período
quinhentista português (figurino do Diabo) e figurinos de tipos sociais
contemporâneos (clássicos, modernos e populares).
A composição das cores e das formas dos figurinos privilegia a abordagem popular, como símbolos cênicos que valorizam a comicidade e as manifestações populares da nossa cultura, as características, o perfil, os comportamentos e a personalidade de cada personagem.
Os adereços também são trabalhados segundo esse contexto, bem como, pela indicação do texto e das cenas referentes.
Concepção: Cecé Maheus, Edy Ribeiro e Solange Simões
- CENÁRIO
Um cais de um porto imaginário com dois barcos ancorados (Barca do Inferno e Barca do Céu).
Concepção Cenográfica
A cenografia consiste na inserção da escultura tridimesional, do cenário artesanal e do uso das novas tecnologias. A ideia é valorizar o conceito cênico com a experimentação de
técnicas tradicionais, da arte artesanal e do teatro de animação audio visual, com a utilização das novas tecnologias para criar temporalidade, ambientação, expressão paralela ao cinema, a televisão e a web, como para projeção de imagens visuais pictóricas, fotográficas e digitais.
- VÍDEO / ANIMAÇÃO CENOGRÁFICA
Criação Vídeomaker: Evando César (Cesinha)
- Imagem Pictórica - obra "Cenas Urbanas" de autoria Cecé Matheus aparace no vídeo no momento que entra em cena a personagem Comerciante que morreu devido a violência urbana.
Descritivo Cenográfico
Dois barcos com identidade, elementos simbólicos e referenciais peculiares dos personagens condutores.
(Diabo)
Concepção do Cenário e Adereços: Edy Ribeiro
Cenotécnico: Felipe Cripiani
MATERIAL UTILIZADO PARA PRODUÇÃO: Ambos os barcos foram confeccionados com caixotes de madeira, paletes, compensados e melaton. Compostos pelos elementos cênicos: velas, mastros, timão, brasão, âncora, rampa de acesso, trono.
MATERIAL UTILIZADO PARA PRODUÇÃO: Ambos os barcos foram confeccionados com caixotes de madeira, paletes, compensados e melaton. Compostos pelos elementos cênicos: velas, mastros, timão, brasão, âncora, rampa de acesso, trono.
- Trilha Sonora
Elaborada por David Tourinho e Márcio Sá, a trilha sonora mostra a diversidade e a pluralidade artística - estética do nosso patrimônio cultural, o processo de formação e a influência do mesmo. É composta por músicas selecionadas da MPB, folclóricas, instrumentais, regionais nordestinas e baianas, medievais da península ibérica e música angolana – estilo house africano (kuduro). A sonoplastia também apresenta efeitos sonoros específicos para ilustrar e tornar mais evidentes imagens, sensações, emoções e a comicidade das cenas referentes.
- Composição do Xaxado da Fanática: Ângela Daltro
- Colaboradores na pesquisa da trilha sonora: Lazaro Machado e Solange Simões
Luz
Com concepção de Miro Nascimento mostra a plasticidade visual que ilustra o teatro
popular, valorizando o significado poético, a comunicação, como
transmite informações da encenação e da
cenografia. Por meio das cores, volume e formas a luz
contribui para delinear intervenções do conjunto do aparato cênico, da
ambientação, das emoções, das atitudes das personagens e dos conflitos
existentes.
CONCEITO DE SUSTANTABILIDADE
A escolha do Cenário Artesanal tem por objetivo criar uma obra artística associada ao conceito Sustentabilidade. A finalidade do
projeto, além do empreendimento relacionado ao princípio ecológico e a
preservação ambiental, também tem como meta promover uma
discussão com diversos níveis de públicos sobre a poluição urbana e o conceito de Sustentabilidade
(do ponto de vista Social, Energético, Econômico, Ambiental), dando
ênfase a capacidade do ser humano interagir com o mundo, preservando o
Meio Ambiente sem comprometer os
Recursos Naturais. A condução do debate procurará dialogar acerca do empreendimento humano tendo em vista:
- ecologicamente correto
- economicamente viável
- socialmente justo
- culturalmente diverso
Muito show!!! Vencer é consequência de muito esforço, dedicação, competência e luta, uma qualidade presente em cada um de vocês.
ResponderExcluirQue merecem o diploma O Oscar. Adooooro todos. Beijos.
A dedicação e a competência tem endereço certo: o sucesso.
ResponderExcluirEstou aguardando a próxima temporada, pois tenho certeza que terei diversão da melhor qualidade.
Um grande abraço a toda companhia e um especial a Solange Simões (Soca).